O que é SAAF?

A Síndrome do Anticorpo Antifosfolípide (SAAF) é um distúrbio autoimune na coagulação do sangue que causa trombose em artérias e veias, além de complicações na gravidez. Esta síndrome ocorre devido à produção de anticorpos contra proteínas do próprio organismo que são dosados no sangue através de exames laboratoriais.

Para a realização do diagnóstico correto é necessário que haja pelo menos uma manifestação clínica de trombose ou de complicações relacionadas à gravidez associados à presença dos auto-anticorpos detectados no sangue através de exames laboratoriais.

A análise laboratorial deve seguir as recomendações de diretrizes internacional, e a interpretação do resultado deve ser feita por um médico habilitado. O tratamento envolve anticoagulantes, mas a estratégia depende de fatores, como: o tipo de trombose e se a paciente está grávida.

Existem 3 tipos de SAAF:

– SAAF Primária: este termo é usado quando as manifestações da síndrome ocorrem de forma independente sem influência de outras doenças autoimunes;

– SAAF Secundária: este termo refere-se a manifestações da síndrome que estão relacionadas a outras doenças autoimunes;

– SAAF Catastrófica: é a forma mais rara e grave, ocorre múltiplas tromboses em vasos pequenos e pode evoluir para disfunção dos órgãos.

O tratamento desta doença é feito com inibidores da ativação plaquetária ou anticoagulantes. O objetivo do tratamento é evitar novos episódios de tromboses e durante a gravidez, um anticoagulante subcutâneo diferente é utilizado em virtude da teratogenicidade dos anticoagulantes orais.

Vá sempre a um médico para check ups anuais e, se preciso, visite um especialista!

Dra. Regina Biasoli

Hematologista e Clínica Geral

CRM 75627

RQE 30670

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *