O que é SAF?
A SAF (Síndrome do Anticorpo Antifosfolipídeo) é uma doença autoimune, onde as células do corpo atacam proteínas ligadas aos fosfolipídios, componentes presentes na membrana celular.
O ataque a essas proteínas aumenta o nível de coagulação do paciente, resultando em trombose, embolia pulmonar, abortos de repetição, AVC e outras complicações, como pré-eclâmpsia.
O diagnóstico é realizado a partir de exames de sangue que investigam a presença dos anticorpos antifosfolípides no corpo.
Com a confirmação da doença, o paciente pode realizar um tratamento com anticoagulantes e, em caso de gestantes, fazer um tratamento para evitar as perdas gestacionais.
Além disso, pacientes com SAF devem evitar o uso de cigarro, ingestão de bebidas alcoólicas, uso de anticoncepcionais ou terapias hormonais, além de tomar cuidados para evitar desenvolver trombose.
Gostou do conteúdo? Compartilha para que essa informação chegue a mais pessoas! Assim, podemos cuidar uns dos outros e garantir uma saúde de qualidade para todos!
Ficou com alguma dúvida? Deixe sua pergunta aqui que tentarei responder a todos assim que possível!
Dra. Regina Biasoli
Hematologista e Clínica Geral
CRM 75627
RQE 30670