Saiba mais sobre os medicamentos anticoagulantes

Os coágulos têm uma função importante no nosso organismo, afinal atuam na cicatrização de uma ferida ou no estancamento de sangramentos. No entanto, em alguns casos, pode desencadear uma série de doenças como AVC e Embolia Pulmonar.

Os medicamentos anticoagulantes são administrados para evitar a formação de coágulos no sangue. O paciente que faz uso desse tipo de medicamento, o utiliza para “afinar” o sangue, a fim de poder circular pelos vasos sanguíneos livremente.

A indústria farmacêutica disponibiliza diversos tipos de anticoagulantes e o mais indicado para cada paciente vai depender da avaliação do médico. Existem medicamentos injetáveis e de via oral – que apresentam dois tipos diferentes: os inibidores da vitamina K e os novos anticoagulantes.

Os inibidores da vitamina K são comuns e os mais utilizados. No entanto, esse medicamento exige um controle rigoroso na sua administração, tanto em suas doses quanto na dieta do paciente, sendo necessária a realização de exames RNI com frequência – esse exame é realizado para verificar a densidade do sangue.

Os anticoagulantes diretos apresentam a vantagem de não precisar realizar exames para regular a coagulação, além de apresentarem menos efeitos colaterais. Em geral, são medicamentos caros, o que dificulta o acesso a uma grande parcela da população.

Vá sempre a um médico para check ups anuais e, se preciso, visite um especialista!

Dra. Regina Biasoli

Hematologista e Clínica Geral

CRM 75627

RQE 30670