O que é infocitose?

A linfocitose envolve o aumento da contagem de células sanguíneas de linfócitos (glóbulos brancos que funcionam nas defesas do organismo) mais alto do que seria esperado em indivíduos saudáveis da mesma idade. Essa condição é comum em infecções virais, mas em alguns casos pode indicar o desenvolvimento de um desses distúrbios linfoproliferativos.

Como outros glóbulos brancos, existem muitos tipos diferentes de linfócitos que desempenham um papel no combate à infecção.

Diante de uma infecção, o número de linfócitos aumenta para ter mais células para combater o organismo invasor. Esse aumento de linfócitos geralmente ocorre em estruturas chamadas linfonodos ou linfonodos.

Os linfonodos são encontrados em todo o corpo e amostras de fluido são coletadas de tecidos e órgãos circundantes para determinar se a infecção se desenvolveu. Se uma infecção for detectada, os linfócitos amadurecerão e se multiplicarão nos linfonodos como parte de uma resposta imune normal.

Embora um aumento de linfócitos faça parte da resposta imune normal, algumas doenças causam um aumento anormal de linfócitos. Conhecidos como distúrbios linfoproliferativos, esses distúrbios são causados por um defeito no sistema imunológico que normalmente impede a produção descontrolada de linfócitos.

Dra. Regina Biasoli

Hematologista e Clínica Geral

CRM 75627

RQE 30670

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *