Trombose x Anticoncepcional

Trombose, é basicamente, a formação de coágulos na corrente sanguínea, estes podem obstruir veias e artérias, ou até mesmo se desprender das regiões inferiores do corpo (a onde são mais comuns) e chegar ao pulmão, causando uma embolia. Mas o que o anticoncepcional tem a ver com isso?

As causas ainda não foram concluídas, mas um bom indício é de que o contraceptivo causa resistência as proteínas anticoagulantes naturais do organismo, causando um sistema circulatório desequilibrado.

Contudo, a incidência de trombose nas usuárias de contraceptivos é considerada baixa, o que pode levar a agravamentos, que é o que acontece em casos de pacientes que já possuem histórico familiar de doenças circulatórias e doenças cardiovasculares.

Para qualquer alteração corporal, é importante procurar um médico e ficar sempre em alerta para os sinais.

Dra. Regina Biasoli
Hematologista e Clínica Geral
CRM 75627
RQE 30670

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *